A grande maioria de empresas e profissionais que vendem algum tipo de produto ou fornecem algum tipo de serviço busca, dia após dia, melhorar a eficiência na comunicação com os seus clientes. Você que empreende, seja comércio ou serviços, tem que ter muito claro em sua mente que os seus clientes são os principais ativos da sua empresa. Digo mais, eles são a razão da existência do seu negócio! Por esse motivo, melhorar a comunicação com o seu cliente é um fator essencial para a sobrevivência do seu negócio. Afinal, oferecer um serviço de excelência sem saber das necessidades e demandas do seu cliente na jornada dele com a sua empresa não faz sentido algum.
Uma comunicação eficiente facilitará muito a sua vida. Tanto na hora de resolver uma situação com algum cliente frustrado com o consumo do seu serviço ou consumo, quanto na hora em que um buzz positivo referente a avaliações de clientes satisfeitos viralizarem em mídias sociais ou até mesmo off-line.
Uma das principais maneiras para você se comunicar com o seu cliente de forma saudável e otimizada é, desde o primeiro contato, definir quais os canais de comunicação que vocês utilizarão. E-mail, WhatsApp (sim. Por incrível que pareça o aplicativo ainda é o grande campeão na comunicação empresa-cliente), plataformas e até mesmo ligação.
Se você tiver uma central de atendimento ou ouvidoria é possível trabalhar qualquer demanda. Reclamações, sugestões, promoções, questões contratuais, etc. Porém, geralmente, centrais de atendimento têm custo alto como contratação de funcionários exclusivos ou plataformas. Mas com certeza vale o investimento!
Duas maneiras que gostamos muito de trabalhar com nossos clientes são: a Caixa de Sugestões – para locais físicos – porque você deixa o cliente aberto para escrever o que quiser e depois pode entrar em contato para trazer o cliente mais para perto e Pesquisa de Opinião – para empresas que prestam serviços – que pode ser via formulários do Google ou até mesmo por avaliação no Google Meu Negócio.
Independente dos seus canais de atendimento e contato com o seu cliente é importante saber o que falar e ser sempre objetivo. Evite achismos! Caso não saiba alguma resposta, sempre fale a verdade. Diga que vai atrás da informação e entrará em contato. Quando o cliente se sente inseguro, a comunicação e a parceria ficam prejudicadas.
Uma comunicação se faz eficiente quando sabemos falar e ouvir, não é mesmo!? É possível oferecer um atendimento de qualidade seguindo só essas dicas, mas se você quiser ir além, entre em contato conosco que podemos te ajudar a estreitar o relacionamento entre a sua carteira de clientes e a sua empresa.