Você já viu umas asas na parede de algum evento e logo correu para tirar uma foto? Já viajou a SP e não deixou de dar uma passada no Beco do Batman para fazer um book com aquelas lindas paredes ao fundo? Em uma das edições do evento Na Praia, em Brasília, correu lá na vila do Chaves para tirar uma foto saindo do barril? Os ambientes ou espaços instagramáves vieram para ficar. Isso é um fato! Mas o porquê de alguns empresários incluírem essa estratégia no seu planejamento pode ser uma questão, né!? Presta bem atenção no que vamos falar abaixo porque pode ser o que falta para a sua empresa sair bem na foto.

O que é um ambiente instagramável?

Para começar bem, vamos à definição. Ambientes instagramáveis são locais bem decorados, interessantes e que despertam nas pessoas o desejo de fotografar e compartilhar nas suas redes sociais.

Para ter uma ação/ambiente/produto instagramável, tudo depende da estratégia adotada. É preciso pensar em algo que seja interessante para ser compartilhado, e que esse compartilhamento possa gerar receita para a sua marca.

O mais importante dessa tendência é pensar na experiência do consumidor, entende? O novo marketing, como muitos estudiosos e profissionais sugerem, é o marketing atrelado à experiência das pessoas com as marcas. Vale ressaltar que as redes sociais são canais onde a experiência é valorizada através de histórias e sentimentos compartilhados por essas pessoas.

O Instagram é viciante porque permite que as pessoas contem as histórias da sua vida para os outros. Histórias que são, algumas vezes, muito mais coloridas e cheias de filtros do que na vida real, mas que recebem muitas visualizações, respostas e compartilhamento, o que é exatamente o que interessa para as marcas e deve importar para a sua.

O seu produto ou serviço como algo instagramável.

Fala-se muito sobre os ambientes! Mas o seu produto também é algo instagramável? Ser instagramável significa que o objeto, seja ele qual for, não precisa ser tocado, apenas apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar. Pode ser uma comida, que claro, depois será consumida, mas antes precisa ser postada nas redes sociais, pode ser uma obra de arte em um museu, um momento de um show. Pense que tudo o que é bonito é para ser mostrado, fotografado!

Tenha na sua cabeça: todos os ambientes e produtos podem ser instagramáveis. Basta ter uma visão estratégica e muita criatividade para isso.

Seja qual for o tipo de produto ou serviço que você desenvolva, faça uma embalagem que surpreenda ou anexe um cartão com uma frase inspiradora, por exemplo. Isso gera proximidade e humanização da sua marca.

Também é legal fazer uma reunião em um lugar interessante para marcação da localização geográfica ou mesmo um evento diferenciado. Ou seja, demonstre algum tipo de carinho que faça com que a utilização do produto se torne uma experiência digna de ser compartilhada com os amigos do seu cliente. Porque não é de hoje que muito se fala sobre a criação de experiências com a marca nas estratégias de Marketing. Se observarmos bem, já está quase superado o Marketing tradicional – voltado somente para venda de produtos e serviços.O negócio agora é colocar os clientes e leads no centro do processo comercial, criando interações significativas com eles.

O básico de qualquer estratégia dentro desse novo mundo é gerar conteúdo relevante e de qualidade para as diferentes mídias. Posts para redes sociais, blogs, vídeos… A lista vai longe! Limitada apenas pela criatividade, orçamento e capacidade técnica de executar as ideias.

E como eu ganho dinheiro com isso?

Para essa abordagem feita pelos canais digitais realmente dar certo é preciso saber como gerar novos negócios com essa proposta. Por isso, é preciso pensar de maneira diferenciada para realmente alcançar a conversão.

Se você tem um local físico, transforme-o em um lugar agradável, diferenciado e que desperte o desejo das pessoas em conhecê-lo. Perceba que não estamos falando do seu produto/serviço e sim do seu ambiente. Já com produtos, aquela mensagenzinha, manuscrita, que você recebe do entregador junto com o lanche, já dá vontade de compartilhar e falar para todo mundo: “Olhem só! A hamburgueria do zé é legal demais. Me mandou essa mensagem!”

Esse locais e produtos que as pessoas gostam de fotografar para postar, estão ganhando muita força. Ainda mais com o público jovem, que busca por experiências que possam ser postadas nas redes sociais. Isso é o “boca a boca” potencializado com as redes sociais, algo que muitas marcas tentam, mas poucas conseguem.

Toda essa questão instagramável fortalece a experiência do cliente. Com uma atuação estruturada e estratégica, é possível aumentar o alcance da marca, despertar o interesse de novas pessoas e, assim, aumentar a geração de receita.

Se analisar com calma o que você tem disponível para encantar os seus clientes, fatalmente você conseguirá descobrir os pontos onde é possível usar como conteúdo para as redes sociais, fazendo algo diferente e que verdadeiramente engaje. Depois é curtir os resultados em repercussão, paixão pela sua marca e claro, aumento nas vendas!